BLOG

Como conectar uma câmera ao microscópio?

São inúmeras as possibilidades de combinações de câmeras e microscópios. Mas, para escolher corretamente quais utilizar em conjunto, é preciso levar em consideração alguns pontos importantes, entre eles:

Analise o fabricante e o modelo de seu microscópio

É importante lembrar que cada fabricante utiliza uma posição focal diferente, ou seja, ponto em que os dados da imagem serão coletados no sensor CCD da câmera. Se o seu microscópio for moderno, é possível identificar o modelo por meio de um número presente no próprio equipamento, próximo ao número de série. Caso não encontre, o fabricante responsável pelo seu aparelho deve ser capaz de identificar o modelo por meio da descrição ou de uma fotografia.

Analise o fabricante da câmera e o modelo utilizado

Este é um ponto importante, pois determina o tipo de rosca ou encaixe que o adaptador de câmera deve ter.

Analise qual porta do microscópio será usada

É importante que você determine a porta que será usada para encaixe do adaptador da câmera. As vezes não é possível conectar a câmera em uma porta dedicada, também chamada de tubo trinocular ou divisor de feixe.

Analise se a ampliação é necessária

O sensor (CCD) da câmera terá um certo específico e exigirá a ampliação necessária, dentro do adaptador, realizada por uma lente chamada de retransmissão. Para realizar a ampliação de maneira correta, o campo de visão deve ser igual ao tamanho decimal do CCD em polegadas. Por exemplo, um CCD de 2/3” (0,67”) exige um adaptador de câmera com ampliação de 0,7x. O fabricante deverá sempre fornecer o tamanho do CCD.

Uma ampliação menor fornecerá um campo de visão menor e, normalmente, imagens com um brilho maior em exposições menores.