BLOG

Como é feito o descarte dos materiais perfurocortantes?

De acordo com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), os materiais perfurocortantes estão classificados no grupo E, composto por qualquer objeto ou instrumento que contenha cantos, bordas, pontos ou protuberâncias rígidas e agudas capazes de cortar ou perfurar, por exemplo: agulhas, brocas, pontas diamantadas, lâminas de bisturi, micropipetas, espátulas e etc.

Os resíduos que compõem o grupo E, são considerados materiais de risco para a saúde, pois se penetrado na pele eles podem espalhar agentes patogênicos contidos no sangue, podendo transmitir doenças como hepatite B, hepatite C, HIV e outras inúmeras doenças. Os profissionais da área da saúde devem manusear estes materiais com extremo cuidado para não correr o risco de contaminação durante o manuseio. Por fim, após o uso é preciso que estes equipamentos sejam descartados da maneira correta. É importante manter a segurança durante todas as etapas, desde o uso no laboratório até que o material seja eliminado.

Descarte

A ANVISA orienta que os materiais perfurocortantes devem ser descartados separadamente dos demais, logo após o uso. Para isso, é preciso inseri-los em um local seguro, resistente e que não corra o risco de ruptura e vazamento, além de obrigatoriamente estar identificado com o símbolo internacional de risco biológico, com o aviso de “perfurocortante” e os riscos adicionais, como químico ou radiológico.

O volume do recipiente deve ser compatível com a geração diária de resíduo. Vale lembrar que deve ser preenchido apenas 2/3 de sua capacidade ou então, quando o nível de preenchimento ficar a 5 cm de distância da borda do recipiente. É importante ressaltar que os materiais perfurocortantes jamais devem ser reutilizados e o descarte deve ser realizado sempre próximo a área de uso.

Caixa Coletora de Perfurocortante

As caixas coletoras de perfurocortantes devem proteger a população e o meio ambiente contra a contaminação. Por isso, devem ser resistentes, fornecendo proteção contra perfurações e vazamentos. As regras de fabricação devem ser seguidas de acordo com as normas da ABNT NBR 13853.

Características

  • Caixa externa e bandeja em papelão ondulado;
  • Cinta interna e fundo em papel rígido;
  • Saco plástico impermeável;
  • Alça dupla e lacre de segurança para garantir fechamento e transporte seguro da caixa.