BLOG

A espectrofotometria realiza o estudo da luz com a matéria. Todos os compostos químicos transmitem ou refletem luz ao longo de um determinado intervalo. Neste cenário, a técnica é utilizada para identificar substâncias químicas a partir da medição da absorção e transmissão de luz que passa por meio da amostra.

A Espectrofotometria é um método versátil e amplamente utilizado para a análise em diversas áreas como química, física, biologia, bioquímica, materiais, engenharia química e aplicações clínicas e industriais. A análise pode ser quantitativa, quando é identificado a concentração da substância ou qualitativa, quando é identificado uma substancia desconhecida. Sua aplicação depende do equipamento espectrofotômetro e da utilização correta das cubetas.

Principais componentes de um espectrofotômetro

  • Fonte de Luz:composta por uma lâmpada de deutério que emite radiação UV e uma lâmpada de tungstênio que emite luz visível.
  • Monocromador: os equipamentos mais modernos possuem dispositivos eletrônicos que transformam a luz incidida em vários comprimentos de onda em luz monocromática. Já os mais antigos, possuem um prisma monocromador.
  • Detector:é responsável por detectar a luz que passou pela amostra. Depois disso ele transfere a luz para o visor e para o computador.
  • Amostras:para que este procedimento seja realizado é preciso que o composto absorva luz.
  • Cubeta: chamado também de recipiente, pois tem como função armazenar o material que será analisado.

Como o espectrofotômetro funciona?

  1. A amostra escolhida é colocada no espectrofotômetro.
  2. O monocromador divide a luz em comprimentos de onda individuais.
  3. Uma fenda ajustável permite apenas um comprimento de onda específico por meio da solução de amostra.
  4. A amostra que fica na cubeta é atingida por uma onda de luz.
  5. A luz passa através da amostra e é lida pelo detector.

O espectrofotômetro é sensível e qualquer detalhe pode alterar o resultado da amostra. Por isso, é preciso cuidado ao realizar o método, além de se preocupar com a higienização das cubetas para garantir resultados corretos.