BLOG

Hemograma

Os exames de sangue de rotina são de extrema importância para checar a saúde do corpo. Trata-se de uma triagem essencial que contém informações valiosas sobre o paciente e dependendo do caso, o resultado do exame pode servir como ponto de partida para investigações médicas.

O hemograma avalia a condição do sangue e seus tecidos formadores. Por meio dele é possível avaliar a saúde geral do corpo e identificar algumas doenças como leucemia, anemia e etc.; diagnosticar a causa de sintomas como febre, fadiga, fraqueza, inflamações, infecções e hemorragias; monitorar pacientes que já foram diagnosticados com uma determinada doença; além de facilitar no controle do tratamento de pessoas que fazem uso de medicações que podem afetar a contagem de células no sangue.

Informações que podem ser obtidas no hemograma

  • Células brancas
    Se o número de células brancas contidas no sangue for muito alto, isso pode indicar inflamações ou infecções.
  • Células vermelhas
    Se ao realizar o exame for detectado um baixo número de células vermelhas, isso pode indicar o surgimento de doenças como anemia ou outras.
  • Variação no tamanho das células vermelhas
    A anemia, por exemplo, altera o tamanho das células vermelhas no sangue.
  • Hematócrito
    Responsável por medir o quanto do sangue é composto por glóbulos vermelhos. Hematócrito baixo pode ser um sinal de anemia ou de sangramento excessivo.
  • Hemoglobina
    Transporta oxigênio dos pulmões para o restante do corpo. Alteração nos resultados pode indicar problemas variados desde anemia até doenças pulmonares.
  • Contagem de plaquetas
    As plaquetas têm papel importante na coagulação sanguínea. Um número baixo delas pode significar excesso de sangramento.
  • Tamanho médio de células vermelhas do sangue
    Conhecido como Volume Corpuscular Médio (VCM), este teste detecta o tamanho das células. Quando houver células vermelhas maiores, entre outras coisas, pode significar que o corpo está com pouca vitamina B12 ou ácido fólico. Se as células vermelhas do sangue são menores, isso pode ser um sinal de certos tipos de anemia, como por deficiência de ferro.
  • Hemoglobina Corpuscular Média
    Este teste mede a quantidade de hemoglobina presente nas hemácias.

A composição do sangue

O sangue circula por meio do coração, artérias, capilares e veias, transportando oxigênio e nutrientes, levando oxigênio dos pulmões para os tecidos do corpo e dióxido de carbono dos tecidos para os pulmões, ele transporta substâncias nutritivas e metabólicas para os tecidos, além de remover os resíduos levando-os para os órgãos de excreção.

O sangue do corpo é basicamente formado pelo plasma, composto por proteínas que ajudam na defesa do organismo e controlam hemorragias, e pelas células. Os glóbulos vermelhos, chamados de hemácias, são responsáveis por transportar o oxigênio para o organismo. As plaquetas participam do processo de coagulação e controlam sangramentos. Os glóbulos brancos, denominados leucócitos, agem combatendo infecções, como parte do sistema imunológico.

É importante saber que quando há algo de errado com o sangue é sinal de que outras partes do corpo estão com algum problema.