BLOG

Microscopia de força atômica utilizada para capturar imagem das ligações de hidrogênio

Em um estudo publicado pela revista Science, pesquisadores do Centro Nacional da China de Nanociência e Tecnologia e da Universidade de Renmin revelam como foi utilizar a microscopia de força atômica (AFM) para criar uma imagem das ligações de hidrogênio presentes em uma molécula. Os estudiosos contam que usaram a AFM para capturar uma imagem das ligações de hidrogênio em uma molécula de 8-hidroxiquinolina (8hq).

Como este trabalho, a equipe de pesquisadores avança consideravelmente a ciência da AFM, tornando-se o principal método de escolha para obter imagens de moléculas e das ligações que as unem. Até então, as imagens mais precisas das moléculas eram obtidas utilizando a microscopia de tunelamento.

Utilizando a AFM existem duas maneiras para capturar imagens: captura de imagem de contato, quando a ponta da sonda mecânica é construída para tocar a superfície do material analisado e quando a ponta da sonda é arrastada cria-se uma imagem; e a imagem de não-contato, quando a ponta é trazida para perto da superfície, mas não a toca. Neste contexto, uma imagem é criada por meio da medição da alteração na ponta da sonda, a partir de energias que são transmitidas da fonte.

Durante o estudo a equipe utilizou a forma de não-contato e escolheu como modelo teste uma molécula relativamente plana, a 8hq. A imagem encontrada foi a primeira usando a AFM para este tipo de estudos, mostrando as ligações de hidrogênio.  A descoberta é de extrema importância, pois ainda há inúmeras discussões sobre a ligação de hidrogênios.

Por muitos anos, foi considerada uma interação eletrostática, com estes novos estudos outra sugestão foi apresentada, uma hipótese de que seja parcialmente química. Ainda que esta pesquisa não ofereça possibilidades exatas, há uma projeção para o futuro, já que foi demonstrado que AFM se aperfeiçoa, podendo oferecer mais evidências da verdadeira natureza das moléculas e seu modo de interação.