BLOG

Por que utilizar o refoco da sua platina

Antes de tudo é preciso verificar no manual do equipamento que você utiliza se ele possui o sistema de refoco. Se sim, é preciso ter cautela para trocar a lâmina usando esse mecanismo, o principal ponto de atenção é baixar suavemente a platina com as mãos, tomando muito cuidado para não esbarrar a lente de campo no suporte do condensador.

Para substituir a amostra a ser utilizada usando o mecanismo de refoco é preciso focalizar o objeto com a lente objetiva de ampliação de 40x ou mais. Neste momento a amostra estará muito próxima a lâmina, portanto é muito difícil mudar o que esta sendo analisado sem afastar a objetiva e esse procedimento pode ocasionar a perda do foco. É por isso, que o mecanismo de refoco substitui facilmente a amostra.

Para iniciar:

  1. Use uma mão para pressionar suavemente a platina (Ao baixar a platina, tome muito cuidado para não bater a lente de campo com o condensador e as peças sob o condensador.)
  2. Mantendo a platina nessa posição, mude a amostra.
  3. Solte gradualmente a platina para que ela suba lentamente. A platina retornará à posição de foco. (A distância entre a lente frontal da objetiva e o espécime quando a amostra está em foco é chamada de distância de trabalho do objetivo.)