BLOG

Quais as diferenças entre o microscópio biológico e estereomicroscópio?

Existem inúmeras diferenças entre o microscópio biológico e o estereomicroscópio, conhecido também como lupa. Você sabe identificá-las?  Na verdade, o que vai determinar qual microscópio que você deve utilizar é o tipo de amostra que será analisado.

Por exemplo, o microscópio bilógico é indicado para visualizar células sanguíneas, bactérias, protozoários, água, células da pele e partículas de sujeira. Já o estereomicroscópio pode ser utilizado para analisar flores, rochas, moedas, placas de circuito impresso, peças de metal, tecidos, insetos e etc.

Entre as principais características do microscópio biológico podemos destacar que:

  • A platina é preparada para receber apenas lâminas de microscopia, não tendo espaço para objetos grandes.
  • Geralmente a iluminação é transmitida de baixo para cima. Há modelos que possuem também iluminação incidente.
  • Se compararmos o microscópio biológico e o estereomicroscópio, podemos dizer que a ampliação do biológico é consideravelmente maior.
  • A ampliação é alterada por meio da rotação do revolver de objetivas, selecionando outra objetiva. Normalmente as utilizadas são de 4x, 10x, 40x e 100x. A ampliação da objetiva é multiplicada pela da ocular, resultando na ampliação total do equipamento.

O estereomicroscópio possui recursos que não estão disponíveis no modelo biológico, entre eles:

  • Espaço destinado para observar objetos maiores como rochas, flores, peças metálicas e etc.
  • A iluminação pode ser ajustada de acordo com o tipo da amostra a ser observada, podendo vir tanto por cima como por baixo.
  • A ampliação pode ser ajustada utilizando um recurso de zoom, de acordo com o objeto que será visualizado. O aumento pode variar entre 2x e 46x, tendo a possibilidade de ampliação superior em alguns modelos específicos.