BLOG

Saiba qual o modelo ideal de agitador para o seu laboratório

Misturar soluções é uma atividade constante em laboratórios. Para esta função são utilizados agitadores, um equipamento apropriado para misturar e homogeneizar líquidos. A finalidade dos agitadores é sempre a mesma, porém há diversos modelos para utilização nas mais diversas amostras.

Para identificar qual o melhor agitador para um determinado trabalho é preciso avaliar todas as suas necessidades, como a aplicação do processo, velocidade de mistura, capacidade de recipiente, viscosidade do líquido, tempo de execução, temperatura e etc. Caso contrário, pode haver alteração na amostra. Por exemplo: utilizar um agitador de alta velocidade no preparo de uma amostra de sangue, pode alterar consideravelmente o resultado.

Os agitadores para laboratório possuem diferentes formatos e tamanhos para atender casos distintos. Alguns equipamentos combinam agitação e aquecimento, outros são conhecidos como agitadores magnéticos, capaz de homogeneizar soluções.

Conheça os principais tipos de agitadores e saiba em qual momento utilizá-los:

Este é o modelo mais comum, utilizado em quase todos os laboratórios. O agitador orbital mistura a amostra em movimentos suaves e contínuos e cria uma agitação circular horizontal. Seu uso é indicado para cultura de células e em testes de sífilis.

agitador_orbital

 

 

Este instrumento é capaz de criar um balanço, comparado ao movimento de uma gangorra.

agitador_gangorra

Os movimentos acontecem de maneira alternada, para frente e para trás.

agitador_reciproco

Geralmente utilizado para tubos, este agitador é formado por rolos que proporcionam movimentos de rotação.

agitador_roller

Conhecido também como roda gigante, este instrumento é ideal para homogeneizar tubos de coleta e de centrifugação.  Apesar de não atingir a mesma velocidade das centrífugas, funcionam de forma semelhante.

agitador_rotor

 

Geralmente utilizado para agitação de pequenos frascos, pode realizar um movimento contínuo ou apenas quando pressionado sobre a borracha produzindo vórtices no líquido.agitador_tipo_vortex

Um motor sob a placa produz forças magnéticas colocando em rotação o ímã, provocando um movimento circular no líquido. O agitador magnético também possui versões com aquecimento, realizando as duas tarefas simultaneamente.

agitador_magnetico

Este modelo tridimensional realiza vários movimentos.

agitador_tridimensional