BLOG

Técnica de Campo Claro

Microscopia de campo claro

Luz da amostra e seus arredores são coletadas para formar uma imagem contra um fundo brilhante;

Tecnologia:

A imagem de campo claro é a forma mais simples de microscopia onde a luz passa através um espécime, ou é refletida por ele. A iluminação não é alterada por um dispositivo que altera as propriedades da luz (como os polarizadores ou filtros).

Aplicações:

Em aplicações biológicas, a observação de campo claro é amplamente usada para espécimes manchados, naturalmente pigmentados ou altamente contrastados montados em uma lâmina de microscópio de vidro. O espécime é iluminado por baixo e observado por cima. O espécime aparece com brilho, mas mais escuro que o brilho de fundo. Esta técnica é muito usada na patologia para visualizar seções de tecido fixas ou filmes/sujeiras de células. O processamento de imagem de campo claro não é muito útil para células vivas não manchadas ou seções de tecido não manchados, pois na maioria dos casos, a luz passa através de amostras transparentes ou translúcidas com pouca ou nenhuma definição de estrutura.

A luz é refletida de amostras opacas e isto é explorado em ambientes industriais onde o processamento de imagem de campo claro é usado para inspeção de pastilhas e de placas de cristal líquido.

Configuração do microscópio:

Todos os microscópios de luz são capazes de imagem de campo claro.

Referências

https://nikoninstruments.com

FIQUE POR DENTRO DAS ATUALIDADES DA TERATEC:

https://www.produtosparalaboratorios.com.br/microscopios