BLOG

Contagem das células com a Câmara de Neubauer

Câmara de Neubauer, Fuchs Rosenthal, Hemocitômetro ou Câmara de Contagem, o nome você mesmo pode escolher, já que todos eles foram criados com o mesmo intuito: determinar a concentração de células sanguíneas. Atualmente, ainda possui a mesma função, porém de forma mais abrangente, já que além da utilização em células sanguíneas, também pode ser usada em microbiologia, contagem de células suspensas, espermatozoides, análise de urina e etc.

A Câmara de Neubauer é um dispositivo, composto por uma lâmina grossa de uso microscópico, geralmente de vidro e com formato retangular, com uma profundidade específica para deposito da amostra. No centro, há duas câmaras conhecidas como malhas de leitura, que tem como função gravar linhas divididas em quadrantes de dimensões conhecidas. Esses quadrantes são padronizados, por isso é possível visualizar a amostra e realizar a contagem das células na área determinada.

Existe mais de um tipo de câmara de contagem no mercado, o que as diferenciam são algumas características como resolução, profundidade, composição que pode ser de vidro ou descartável e o tamanho e desenho da malha.

Preparando o líquido para contagem

Essa é uma etapa importante, a amostra deve ser preparada do jeito certo antes de ir para a câmara de contagem. O líquido deve ter uma suspensão homogênea e com concentração apropriada, caso esteja muito baixa, pode haver um erro estatístico ao analisar o resultado por quadrante. Já se estiver muito alta, as células correm o risco de sobreposição, dificultando a contagem. Quando a amostra já estiver diluída ela deve ser introduzida com cuidado entre a lâmina e a câmara de Neubauer.

A contagem

A Câmara de contagem Neubauer deve ser ligada ao microscópico, para que assim possa acontecer a visualização da malha e do quadrante, este têm dimensões distintas para que possa ser realizada a contagem de células de tamanhos diferentes.

Se atrapalhar durante a contagem é algo mais comum do que podemos imaginar e isso interfere no resultado final. Por isso, os laboratórios adquirem suas próprias técnicas de contagem, mas algumas delas são coringas, como a contagem em zigue-zague e as células que dividem dois quadrantes, ou seja, as células que tocam na parte superior e esquerda dos limites são contadas, já as que tocam os limites inferiores e a direita não devem ser consideradas.

Você deverá contar a quantidade de células no primeiro quadrado e anotar a numeração. Este processo deve ser repetido para os próximos quadrados restantes. Lembre-se de que quanto maior o número de células contadas, mais preciso e eficaz será o resultado da medição.

Células grandes: é realizada pela soma dos compartimentos A1, A2, A3 e A4 e com volume total correspondente a 1µL. Cada um dos compartimentos é subdividido em 16 compartimentos médios, totalizando 64 compartimentos.

Células pequenas: é realizada pela soma dos compartimentos 1, 2, 3, 4 e 5 com volume total correspondente a 1µL. Cada um dos compartimentos é subdividido em 16 compartimentos menores, totalizando 80 compartimentos.

Em ambos os casos, ao realizar a contagem na malha, a fórmula a seguir deve ser aplicada para a obtenção do número real de células.

Grandes:

Células Grandes

Pequenas: 

Células Pequenas

Contagem automática: contar células não á algo tão simples, muito menos rápido. Este trabalho requer muita atenção e cuidado e mesmo assim, isso nem sempre garante um resultado preciso e exato. Mais preciso que nós humanos, são os computadores, com a ajuda da tecnologia, por meio de softwares instalados no microscópio trinocular, é possível realizar a leitura de maneira simples e rápida.