BLOG

Como medir o pH?

 

O potencial hidrogênico que indica acidez, neutralidade ou alcalinidade, é representado pelo símbolo “pH”. A medição do pH é aplicada em diversas áreas, desde pesquisas até o controle de qualidade de diversos segmentos.

O que determina o pH é a concentração de íons de Hidrogênio (H+), quanto mais, menor o pH de uma substância. A medição é realizada em uma escala de 0 a 14. O pH entre 0 e 6, é considerado ácido, acima de 7 é chamado de alcalino e o pH de 7 é neutro, ou seja nem ácido nem alcalino. Para realizar esse procedimento é utilizado o pHmetro, um equipamento composto basicamente por um eletrodo conectado a um potenciômetro, que converte o valor potencial medido pelo elétrodo em unidades de pH.

O pHmetro de bolso também é uma ótima opção para utilização em campo ou laboratórios. O modelo compacto e de fácil manuseio, possui indicador digital, eletrodo que pode ser estendido por até 8 cm e faixa de medição de 0,00 a 14,00. Já o pHmetro de bancada realiza a medição dos valores de pH e potencial (mV) de soluções com facilidade e precisão, tendo como diferencial uma tela ampla em LCD, fácil calibração e operação, acompanha braço de suporte para eletrodo, além de oferecer bastante precisão e reprodutibilidade nos resultados.

Eletrodos de pH

O material do elétrodo pode ser vidro ou plástico, utilizado junto ao pHmetro para realizar as medições. Entre suas características estão:

  • Junção selada ou recarregável.
  • Referência interna de prata e cloreto de prata.
  • Conector BNC.

Tira universal de pH

É possível medir o pH utilizando um medidor universal, chamados de tiras de pH ou indicadores ácido-base. É indicado para verificações pontuais e rápidas, quando apenas o conhecimento aproximado é necessário.

As tiras possuem reagentes químicos que quando colocados em contato com a amostra é possível identificar o pH da solução por meio de diferentes tons e cores no papel, dependendo do nível de acidez ou alcalinidade que o material contêm.

Características

  • Composta por cinco indicadores ácido-base e faixas de diferentes cores para maior precisão.
  • Faixa de medição: 0 – 14
  • Medição prática e com resultado em 1 segundo.
  • Parte superior em plástico evitando a contaminação cruzada entre usuário amostra.