BLOG

Conheça o funcionamento de uma centrífuga e os tipos de centrifugação

As centrífugas são equipamentos de laboratório com a função de separar diferentes fases de uma amostra. Geralmente essa técnica é utilizada para separar partículas biológicas em suspensão.  O motor deste equipamento possui alta velocidade de rotação e distingue os materiais mais densos dos menos densos.

A centrifugação é especificada pela aceleração aplicada à amostra, medida em rotações por minuto (RPM) ou força g. Após este processo a amostra se diferencia em fases, o que fica na parte superior, e o composto com mais densidade no fundo do tubo. Para facilitar o entendimento, podemos usar como exemplo uma amostra de sangue, após o processo de centrifugação o plasma (líquido de cor amarelada) fica na parte superior se separando das células vermelhas, que ficam na parte inferior do tubo.

Tipo de Centrifugação

  • Centrifugação Analítica

Por meio de um sistema óptico a centrifugação analítica verifica as propriedades físicas de partículas que sedimentam na centrifugação, como, por exemplo, peso molecular, coeficiente de sedimentação e etc.

  • Centrifugação Preparativa

Ela pode ser dividida em centrifugação diferencial e gradiente de densidade. Sua função é isolar partículas específicas de uma solução e utilizá-las depois em algum procedimento.

  • Centrifugação por Gradiente de Densidade

Utilizada para purificação de partículas, podendo ser classificada em zonal, que separa partículas que possuem densidades similares e massas diferentes, e isopícnica, que separa partículas com tamanhos similares e densidades diferentes.

  • Centrifugação Diferencial

Consiste na sedimentação de partículas de acordo com suas características. Podem ser obtidas duas fases: a precipitada, onde constam as partículas maiores e mais densas e a não precipitada, contendo as menores e menos densas. O sobrenadante pode ser centrifugado depois de forma mais ágil e por mais tempo. Se o intuito for isolar partículas cada vez menores da amostra, esse processo pode ser repetido por diversas vezes.

Modelos de Centrífugas

O modelo deve ser escolhido de acordo com a necessidade para um determinado procedimento ou para cada tipo de laboratório. As opções são inúmeras e pontos como ruídos, velocidade, segurança, vibração e capacidade devem ser levados em consideração no momento da decisão.