BLOG

Cuidados com a visão ao utilizar o microscópio

 

A fadiga ocular, também conhecida como vista cansada, pode ser um problema para quem faz uso constante de microscópio. Entre os principais sintomas estão dor de cabeça, dor nos olhos, vermelhidão, visão embaçada ou dupla, aumento da sensibilidade a luz e olhos extremamente secos ou lacrimejantes. Em pessoas que possuem problemas de visão, seja para perto, longe ou astigmatismo esses sintomas podem aparecer com mais frequência.

Para iniciar a análise de uma determinada amostra é preciso ajustar a distância interpupilar das oculares do microscópio. Ao chegar ao ponto exato você vai enxergar apenas um círculo ao invés de dois. É importante que os dois olhos sejam utilizados durante o procedimento.

Para aqueles que possuem problemas grave de visão e utilizam óculos, devem permanecer com eles durante o uso do microscópio. Para ajustar o ponto focal das oculares para a observação com óculos, os fabricantes oferecem oculares especializadas. Já aqueles que utilizam lentes com grau simples, podem usar o microscópio sem elas, mas para isso é preciso realizar o ajuste da dioptria da ocular. Nos casos de usuários que usuário utilizam lentes que refratam a luz de forma diferente na horizontal e vertical é imprescindível o uso dos óculos, pois isso não pode ser compensado pelo ajuste de dioptria.

Em todos os casos é importante respeitar a distância do foco, para isso mova a cabeça, lentamente, para trás e para frente das oculares, assim será mais fácil encontrar a postura ideal que irá possibilitar a focalização completa do objeto analisado.

Alguns fatores contribuem para o alívio dos olhos durante a análise e ajudam a reduzir o estresse relacionado a fadiga em longos períodos de observação, entre eles, podemos destacar: imagens devidamente ajustadas; alinhamento correto da lâmpada do microscópio e seu caminho óptico para otimizar a qualidade da imagem, independentemente se ela é observada através das oculares ou por meio de um monitor de computador; os aparelhos mais modernos apresentam campo de visão expandido através do uso de oculares com diafragmas de campo maior; juntamente com as objetivas com valores mais elevados de abertura numérica, melhor correção da aberração, e distâncias de trabalho mais longos, as imagens produzidas mostram uma quantidade enorme de detalhe do espécime, o que contribui para que o profissional não precise procurar pequenos particularidades nas amostras.

Seguindo as dicas acima, a fadiga ocular pode ser minimizada durante a utilização do equipamento.  A boa notícia é que futuramente os modelos de microscópio poderão eliminar completamente as oculares, substituindo-as por sensores de captura de imagem e monitores.