BLOG

Meios de Cultura: saiba como diferenciar

Podemos definir os meios de cultura como preparações químicas, realizadas em laboratórios, que possuem uma quantidade de nutrientes necessários para que os microrganismos como bactérias, leveduras e fungos, se desenvolvam e se multipliquem, permitindo seu estudo, identificação e análise.

Os meios de cultura têm papel fundamental em microbiologia e auxiliam na análise e identificação de microrganismos, estes estão presentes, por exemplo, em laboratórios de microbiologia, quando é necessário isolar os microrganismos de amostras e fazer com que eles se desenvolvam em meios de cultura para, que assim, possam ser identificados os patógenos presentes; nos laboratórios de pesquisa, para a execução de antibióticos, testes de novos agentes microbianos e criação de vacinas; e nos laboratórios de engenharia genética e industrial, onde são utilizados para produção de alimentos e bebidas.

Existe uma grande variedade dos meios de cultura que são adaptados para atender as necessidades dos mais distintos microrganismos, pois cada um possui suas particularidades e precisam de nutrientes específicos. Cada meio é indicado para uma função, mas, de modo geral, os meios de cultura são compostos principalmente por fontes de carbono, energia, fósforo, sais minerais e nitrogênio.

Uma cultura de microrganismos é chamada de pura quando há apenas um tipo de organismo presente. É denominada cultura mista quando diferentes organismos estão presentes. É importante lembrar que quando usado pela primeira vez, o meio de cultura deve ser estéril, o que significa que nenhuma forma de vida está presente antes da inoculação com o microrganismo.

É possível classificar os meios de cultura por meio do conhecimento da sua constituição. São denominados meios quimicamente definidos quando todos os constituintes são conhecidos. Já os complexos são aqueles que a constituição não é definida, podendo conter extratos moídos ou digeridos de animais, peixes, leveduras e vegetais, que fornecem os nutrientes, as vitaminas e os minerais necessários.

Além disso, eles podem ser classificados como líquidos, que são acondicionados em tubos de ensaio, assim como os semissólidos e sólidos, que são preparados adicionando-se ágar ao meio líquido e posterior colocação em tubos de ensaio ou placas de Petri, onde o meio se solidifica.

Meios de Cultura Enriquecido

Um meio enriquecido corresponde a um líquido ou meio sólido contendo um grande suprimento de nutrientes que promove o crescimento dos microrganismos fastidiosos. Geralmente são meios que foram suplementados com materiais altamente nutritivos.

Meios de Cultura Seletivo

O meio seletivo permite o crescimento de certos tipos de microrganismos e inibe o crescimento de outros. Ele contém inibidores, geralmente antibióticos, que tornam inviável o crescimento de certos microrganismos, sem inibir o crescimento do microrganismo alvo.

Meios de Cultura Diferencial

Utilizados para diferenciar microrganismos ou grupos de microrganismos em um meio. A presença de determinados corantes ou de produtos químicos nos meios produzirão certas alterações características ou padrões de crescimento que são utilizados para a identificação ou a diferenciação de microrganismos.