As centrífugas são equipamentos de laboratório com a função de separar diferentes fases de uma amostra. Geralmente essa técnica é utilizada para separar partículas biológicas em suspensão. O motor deste equipamento possui alta velocidade de rotação e distingue os materiais mais densos dos menos densos.
A centrifugação é especificada pela aceleração aplicada à amostra, medida em rotações por minuto (RPM) ou força G. Após este processo a amostra se diferencia em fases, o que fica na parte superior, e o composto com mais densidade no fundo do tubo.
Para facilitar o entendimento, podemos usar como exemplo uma amostra de sangue, após o processo de centrifugação o plasma (líquido de cor amarelada) fica na parte superior se separando das células vermelhas, que ficam na parte inferior do tubo.
O modelo deve ser escolhido de acordo com a necessidade para um determinado procedimento ou para cada tipo de laboratório. As opções são inúmeras e pontos como ruídos, velocidade, segurança, vibração e capacidade devem ser levados em consideração no momento da decisão.
Amplamente utilizada para centrifugar diferentes amostras e volumes até 200mL.
Amplamente utilizada para centrifugar diferentes amostras e volumes até 200mL.